QUERO SER MODELO

Depois dos processos seletivos e dos castings, chega a hora da sessão de fotos.

Diante da câmera, a modelo tem de revelar beleza, carisma e profissionalismo. Acha que é só fazer carão? Nada disso, é preciso muito mais. Aqui, fotógrafos de moda contam o que é fundamental para o sucesso de um editorial de moda.

 Quero ser Modelo

Confira as dicas de Rogério Mesquita, Cristiano Madureira e Fabio Bartelt, para saber como uma modelo deve se comportar para arrasar no photo shooting.

Rogério Mesquita
Rogério Mesquita

  A pior coisa é modelo cansada, diz. Quem tem trabalho no dia seguinte, tem que dormir cedo. Do contrário, além de abatida, a garota rende três ou quatro horas e, depois, perde a energia e a vibração. Tudo isso sai na foto.

Nem sempre você será a primeira da sessão de cliques. Depois de horas de espera, pode ficar ansiosa. Mas não deve. O nervosismo é o pior inimigo. O que fazer diante da câmera? Ouvir o fotógrafo e oferecer um novo movimento, um olhar diferente.

Em casa, treine em frente ao espelho. Trabalhe a posição das pernas, dos braços e até das mãos. 

Para Rogério Mesquita, as mãos são um termômetro do nível da modelo. Perceba suas expressões, seus ângulos mais bonitos. E lembre-se de valorizar a roupa que vai usar. Se uma amiga puder fotografar você posando, aproveite. Depois olhe foto por foto e aprenda como melhorar. Estude! Observe os editoriais de moda, tente entender o que a revista espera de você.


Fabio Bartelt Fábio Bartelt

Fabio Bartelt já conseguiu a foto ideal com apenas um clique – quando o mais comum é chegar à foto ideal depois de dezenas de tentativas. Isso só foi possível porque a modelo estava totalmente concentrada e tinha entendido exatamente o que se esperava dela.

Para ser capa, a modelo tem que chamar o comprador. Toda a expressão está no olhar. Quer um conselho? Além de dar uma olhada em vários editoriais, procure saber quem são os profissionais envolvidos, ensina. Assim, ela saberá qual é o estilo do stylist e o tipo de mulher que o fotógrafo mais gosta. Uma boa agência também pode ajudar com essas informações. O tema é outro aspecto importante. Claro que se você nunca fez um editorial futurista, não saberá exatamente o que esperam de você. Mas se já viu várias matérias assim, tem uma certa idéia do que vai encontrar pela frente.

Saber tirar proveito da luz exige experiência. Geralmente só com a foto impressa dá para saber. Fique atenta ao resultado de cada trabalho para aprimorar com o tempo. Você fez um monte de fotos, mas não tem idéia de como está se saindo? Peça para dar uma olhada. É legal que ela se veja, eu gosto de mostrar. Lógico que não dá para parar a cada dois cliques, mas uma espiadinha pode ajudar.

Cristiano Madureira
Cristiano Madureira

 Há 15 anos no mercado da moda, Cristiano acredita que duas coisas são fundamentais para uma modelo: disposição e ouvidos atentos. Um editorial ou capa são trabalhos de equipe, envolvem stylist, maquiador, cabeleireiro, fotógrafo… Por isso, deixe o mau humor em casa.
Sim, é verdade que pode demorar horas, que tudo pode dar errado com a luz ou o clima e que pode ser que alguém te peça para ficar 20 minutos de ponta cabeça ou entrar na lama. Mas isso faz parte do trabalho.

As modelos precisam ter em mente que o equipamento delas (assim como a câmera do fotógrafo) é o próprio corpo. E da mesma forma que ele não chega com a câmera pifada, a garota precisa estar com tudo em ordem. Nada de aparecer com um hematoma na perna ou com o cabelo desgrenhado.

Comentários

      • Brenda - 18/05/2012

        Olha, se vc quer ser uma modelo tem q correr atras. Se tiver uma seleção para modelos, vá nela!
        Vc naum pode ir com muitas espectativas!!
        Se vc naum conseguii, siga em frete e não desista. Vá em agências e se de fato vc não coseguii aii procure fazer outra coisa q tambem te agrade! ^^

        Responder a este comentário
    • manoella m - 30/04/2012

      oi meu nome é Manoella eu tenho 12 anos meu sonho é ser modelo mas
      para se escrever no concurso precisa de CPF da mãe ou responsável mas minha mãe não tem CPF então não da para mim se escrever no concurso.
      :´(

      Responder a este comentário
      • Brenda - 18/05/2012

        Oi Manoella vc prescisa pedir a sua mãe pra ela fazer o cpf e aproeite e faça o seu, hj em dia fazer cpf é muito fácil!!
        Lembre-se q vc deve sempre levar: RG, CPF (seu e do seu responsável).
        E siga atras do seu sonho, se é isso q vc gosta então corrar atás, e não deixe q NINGUEM diga q vc não serve para isso!!

        Responder a este comentário
    • Brenda - 18/05/2012

      Meninas não se esuqeçam q pra ser “modelo fashin” (modelo de passarela) não é tão necessário um rostinho bonito, basta ser magra, ter altura sufiçiente, ter animo, gostar do que faz, e acima de tudo tem q ser vc mesma!!! 😀
      com essas dicas eu desejo a vcs uma,

      Boa sorte!! 😀

      Responder a este comentário

Deixe um comentário

Abrir Chat