Pular para o conteúdo principal Pular para o menu

Agência Job MixAgência Job Mix

publicada em 22/10/2010

O QUE É DRT?

DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho.
Para os profissionais que desejam se destacar, e passar a realizar grandes campanhas, é muito importante que tenha o DRT.

O que é DRT?

O que é DRT?
DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho.

É errado dizer: “quero (ou tenho) DRT!”, pois na verdade você quer (ou tem) um registro profissional.

Ter um DRT, como é dito no meio artístico, significa que o profissional está registrado na Delegacia Regional do Trabalho.

Por que preciso do DRT?
Existe uma Lei 6.533 criada em 1978, que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e diz que para os profissionais serem contratados como profissionais em trabalhos de TV, cinema, teatro ou publicidade é necessário ter o DRT.

Figurante deve ter DRT?
Não. Para trabalhos como figuração ou papéis sem fala, não é preciso DRT.

Modelo precisa ter DRT?
Desde o ano de 1986, o Ministério do Trabalho enquadrou a profissão Modelos e Manequins na categoria  de Artistas e Técnicos em Espetáculos, ou seja, pela lei não há diferença entre ATORES e MODELOS, todos se encaixam na mesma categoria profissional.

No mercado de trabalho, o que se vê é que, a grande maioria dos profissionais não possuem DRT. Por efetuarem pequenos trabalhos com empresas de menor porte, geralmente não é exigido o documento.
Mas caso o profissional deseje se destacar, e passar a realizar grandes campanhas, é muito importante que tenha o DRT.

Como tirar o DRT?
Para tirar o DRT você terá que ir até o SATED.

Sated-SP

O que é SATED?
SATED ou Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão está presente na maioria dos estados brasileiros, e é reponsável por conceder o documento de DRT.

Existem duas formas para conseguir o documento de DRT:
1 ) Tendo um diploma ou certificado que comprove suas às habilitações profissionais.
2 ) Tendo um atestado de capacitação profissional, que é fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais.

Resumindo: Você precisa ter uma faculdade ou ter realizado algum curso reconhecido pelo SATED. Você também pode solicitar o DRT ao SATED fornecendo um documento que comprove que você já realizou algum trabalho como, em projetos profissionais de TV, comerciais, eventos, cinema ou teatro, esta forma pode variar de SATED para SATED.

Após o SATED aprovar seu pedido, você receberá o DRT provisório, com validade de um ano. Durante os doze meses seguintes, o profissional deverá realizar pelo menos um trabalho na área artística para que consiga obter o DRT definitivo.

Ainda tem dúvidas sobre como tirar o seu DRT? Clique aqui e consulte o SATED da sua região. Boa sorte!

Comentários para “O QUE É DRT?”

  1. Job Mix disse:

    como faço pra tirar a DRT fora de sp??

  2. Olá, Meu nome é,
    Itamar da silva oliveira , sou consultor AD pelo CORE-AL, e SIRCAL ,Sindicato dos representantes Comerciais de Alagoas, Estou na prestação de serviços a Editora ARTMED/PANAMERICANA Ltda. De Porto Alegre RS , A editora é a Chancela na instituição AMB Associação Médica Brasileira, em parceria com a AMB associação médica brasileira e instituíções de Espacialidades , é também Vínculo com a CFM conselho Federal de Medicina ,
    Estamos desenvolvendo um trabalho de atualização para os médicos , a Editora é o Departamento de educação continuada à distância conforme a Resolução CFM 1772/05 , chancelado pela AMB , e desenvolvido pela editora ARTMED , o trabalho é chamado de projeto CAP , certificado de atualização Profissional conforme a Resolução CFM 1772/2005 , Tenho o meu regístro no CORE-AL e Estou no segundo Ano ,
    Quero saber se estou enquadrado na DRT ,

    Sou consultor AD , intermediário , agente comercial através do Conselho Regional dos representantes Comerciais ,
    Uso ainda a minha provisória , e quero saber se tenho direito ao registro em cédula comforme a lei CONFERE 4.886 com alterações introduzidas nesta resolução.

    Atenciosamente.
    Consultor AD.
    Itamar da S. Oliveira

    CORE-AL
    5.867/10

  3. josemar h. de lima disse:

    ola sou mazinho lima nome artistico e sou camareiro e peruqueiro, e preciso tirar o drt, trabalho atualmente na peça a gaiola das loucas, tenho o meu nome no programa da peça isso facilita tirar o drt, e continuou trabalhando na area, fiz outros trabalhos no teatro sem programa. queria saber como faço pra tirar.

  4. Patricia Santos disse:

    Gostaria de saber se todos os profissionais precisam tirar o DRT?
    Ou é opcional?

  5. Sheila fernandes santos disse:

    Bom dia , sou maquiadora e gostaria de saber se preciso tirar o “DRT”.ficarei grata com a at~enção…obrigado

    • cici disse:

      olá sou maquiadora formada pelo senac, o sindicato dos radialista não emitem drt para qualque curso de maquiagem.tem certas ezigencias de local onde vc fez o curso, lá eles só aceitam curso efetuado em escolas de alto padrão como senac.

    • cici disse:

      Depende de onde vc fez seu curso, o sindicato dos radialistas não emitem drt para qualquer curso de maquiagem.

  6. Olá, Sou o Julio Tenho 13 anos e gostaria se minha idade permite que eu possua um DRT? Tenho como possuir um DRT mostrando os comerciais que já fiz pela JOB MIX? Onde faço cursos de teatro disponíveis em São Paulo/SP que me dão certificado após a conclusão do curso para que eu possa obter um DRT?
    OBRIGADOH!’

  7. Flávia Goulart Lima disse:

    Olá eu não nunca fiz cormeciais e queria saber se para tornar um ator é presciso ter?
    É recomendavél quanto tempo de teatro e se os cursos que tiver tem que ser pagos ou se for gratuito serve.

  8. DIEGO LUÍZ disse:

    TENHO 16 ANOS EU SOU ATOR ARMADOR, E JÁ FIZ 3 PEÇAS DE TEATRO, E QUERO SABER SE EU POSSO TIRAR MEU DRT AGORA?
    QUANTO É QUE FAZ EM SALVADOR? O TEATRO PODE FAZER MEU DRT E DEPOIS EU APRESENTAR MEU DRT NO SATED?
    POSSO RETIRAR MEU SALARIO DE ATOR OU QUEM PODE?

  9. eliana costa de almeida disse:

    Oi minha filha tem 2 anos e faz trabalhos
    já fez publicidade ,catagolos entr outros
    ela pode ter DTR,obrigado

  10. eliana costa de almeida disse:

    Oi minha filha tem 2 anos e faz vários trabalhos
    publicidades entre outros ela pode ter DTR

  11. SOUZA ASSIS disse:

    Trabalhei em emissoras de radio em 1990 registro em carteira como locutor de radio por 3 anos ,sai para trabalhar em sistema de sonorização até o dia de hoje ,agora querem que eu tenha DRT para retornar ao Radio, COM ESTE TEMPO DE SERVIÇO MEU GARANTE ESTA (DRT) e qual meio de conseguir comprovando meu exercício da profissão

  12. Tamiris Ribeiro Pereira. disse:

    Sou Cabeleireira, Designer de Sobrancelha e Depiladora profissional!! E quero poder dar treinamento aos meus alunos com certificado!!
    E me falaram que esse registro de DRT também me ajudara a conseguir dar os cetificados. É verdade??

  13. Bárbara Dalvanna disse:

    Estou iniciando (procurando e fazendo entrevistas em agencias) para trabalhos de modelo fotografica e passarela.. queria saber se as agencias so contratam se eu possuir o drt? gostaria de saber também sobre como tirar o drt sem fazer o curso de modelo.

  14. Carlos José M. de Oliveira disse:

    Olá sou Cinegrafista há mais de 23 anos(casamentos, 15 anos, batizados, etc.). Fiz uma filmagem no ano passado para passar numa TV da Tchecoslováquia a respeito das obras do Maracanã para a Copa do Mundo, tenho serviços e fotos que comprovam tudo isto. Com estes serviços eu me habilito a tirar ou obter meu DRT? Grato!!!

  15. Marcelo Cortês disse:

    Esse documento é RIDICULO!!!!! Se a pessoa é apta a exercer a função, pra que precisar de um documento tão burocrático?? Eu passei no teste da globo pra edição de imagens, e não pude TRABALHAR, pra PAGAR MINHAS CONTAS, porque não tinha esse documento. Não tenho dinheiro pra fazer curso. Acho um absurdo essa dificuldade toda pra tirar um documento e simplesmente poder exercer o seu trabalho digno.

Envie seu comentário

Concurso Capa Mix - Candidatos do mês. Concurso Capa Mix - Candidatos do mês.