20 Dicas Para Você ser um Digital Influencer
- Carreira, Destaque
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- 14/05/2021
Primeiramente, você precisa saber o que é um Digital Influencer.
Digital Influencer é uma pessoa formadora de opinião digital, ela consegue influenciar milhares de pessoas através de suas redes sociais, como: Instagram, YouTube, TikTok, Facebook, Pinterest, LinkedIn, etc.
Antigamente para se ter reconhecimento, fama e ganhar dinheiro com sua imagem era preciso trilhar a carreira de modelo, antes uma profissão para pouquíssimas pessoas.
Pois, dentro ainda da carreira de modelo havia nichos bem segmentados, como modelo fashion (passarela) e manequim que precisava ter suas medidas exatas para se enquadrar as exigências do mercado e poder expor a roupa de um determinado estilista famoso.
Hoje em dia muito desse conceito mudou, pois as grandes marcas notaram que as pessoas dão muito mais credibilidade ao Digital Influencer, do que a determinados famosos da Rede Globo e modelos internacionais que desfilam pela Europa.
Então, as empresas estão optando por contratar pessoas reais que mais se assemelham a seu público e com isso os influencers digitais ganham muito dinheiro e fama rapidamente.
Cenário perfeito para quem quer fama, dinheiro e reconhecimento, pois ficou muito mais fácil para todos, visto que as redes sociais são gratuitas e acessíveis a grande maioria da população.
Com a possibilidade de se tornar um digital influencer, muitas pessoas saíram do anonimato e rapidamente conquistaram todo Brasil e até mesmo o exterior através dos trabalhos realizados em suas redes sociais.
Pessoas anônimas, profissionais de todo segmento resolveram investir nessas plataformas e foram expor seu trabalho para o mundo, ganhando milhares e milhares de seguidores.
Com a visibilidade de seu perfil, aumentam seu público drasticamente e se tornam cada dia mais autoridade para falarem de diversas marcas e produtos.
E o sonho da maioria dessas pessoas é conseguir viver do faturamento de seus trabalhos nas redes sociais, mas isso depende muito dos seus números de seguidores e engajamento desse público.
Sumário
- 1 Quanto ganha um Digital Influencer?
- 2 Você tem interesse em se tornar um Influencer Digital?
- 3 1) Seja autêntica:
- 4 2) Não viva de imitações:
- 5 3) Atenção com sua forma de expressar e linguagem corporal:
- 6 4) Erros gramaticais e palavrões:
- 7 5) Estude sempre:
- 8 6) Escolha um nicho:
- 9 7) Tenha autoridade:
- 10 8) Treinamento constantemente:
- 11 9) Ofereça qualidade:
- 12 10) Tenha responsabilidade:
- 13 11) Esteja antenado:
- 14 12) Se organize:
- 15 13) Tire tempo para interagir com seguidores:
- 16 14) Tenha constância:
- 17 15) Cuide do seu emocional:
- 18 16) Você pode acelerar o processo:
- 19 17) Seja previnido:
- 20 18) Parceria com outros digitais influencers:
- 21 19) Cuide dos algoritmos das redes sociais:
- 22 20) Tenha uma excelente MÍDIA KIT:
Quanto ganha um Digital Influencer?
Há mega influenciadores digitais que ganham mais de R$ 500 mil reais por mês, sim eu disse: MEIO MILHÃO DE REAIS por mês!
Isso devido a grande influência que tem sob seus seguidores e para alcançar esse patamar esteja ciente que estamos falando de alguns milhões de seguidores em suas redes sociais.
Abaixo deles entram os macros influenciadores que são aqueles que possuem em suas redes em torno de 200 mil a 1 milhão de seguidores e esses faturam uma média de R$ 100 mil reais por mês.
Tem a cadeia dos médios influenciadores que em suas redes possuem de 20 a 200 mil seguidores e que faturam em torno de R$ 40 mil reais por mês.
E os iniciantes, considerados micro influenciadores com faturamento de até R$ 25 mil por mês, mesmo esse valor sendo muito abaixo de um mega influencer, receber R$ 25 mil por mês não é nada mal, né?
Você tem interesse em se tornar um Influencer Digital?
Então, continue aqui comigo que irei listar 20 dicas para você iniciar nesse mundo e ter sucesso nessa profissão.
Deixe de lado o pensando que para ser um digital influencer basta ter um celular com uma câmera boa e um notebook em mãos para produzir conteúdo, é preciso trabalhar nos bastidores, é necessário ter paciência, dedicação, tempo e estudos.
Entretanto, vamos logo as dicas:
1) Seja autêntica:
É preciso ser autêntica, ser você mesma a todo momento, criar sua própria identidade, ter seu próprio bordão, pois isso faz com que você crie um engajamento com seus seguidores.
Seus seguidores gostarão de você pelo que você é, então, forçar a barra não é legal.
2) Não viva de imitações:
Imitar um outro digital influencer também não traz credibilidade alguma para seu perfil, podendo até ser desastroso para sua carreira e fazer você adquirir hatters na internet, que são as pessoas que vão até sua página para te criticar, xingar e denegrir sua imagem e reputação.
3) Atenção com sua forma de expressar e linguagem corporal:
Como vimos anteriormente, para se tornar um Digital Influencer é muito mais fácil que para se tornar um Modelo de Passarela, visto que há público para todos perfis e não há exigências extremas de altura, peso e medidas.
Mas as grandes marcas levam muito em consideração sua forma de abordagem, expressões e linguagem corporal.
4) Erros gramaticais e palavrões:
Cuidado com erros gramaticais, uso de gírias e palavrões a todo momento e principalmente em momentos inapropriados e também com textos confusos, sem coerência alguma.
Pense sempre antes de falar e escrever! Busque uma oratória de fácil compreensão e seja clara e direta.
5) Estude sempre:
Sim, meninas e meninos é preciso estudo, além de saber se comunicar muito bem, é importante saber como funciona cada rede social e onde é que está seu público!
Precisa estudar a empresa e o produto que irá divulgar ou não terá conteúdo e argumentos para atrair a atenção de seus seguidores.
Ter um grande conhecimento sobre um determinado assunto facilitará sua vida e você sempre terá algo novo para apresentar a seus seguidores, pois, falar de assuntos aleatórios não costumam conquistar e manter as visualizações de stories e vídeos.
6) Escolha um nicho:
Dentro do nicho escolhido para trabalhar, busque se especializar, estude afundo sobre o tema abordado, realize cursos, participe de palestra, analise blogs, leia matérias, assista vídeos, etc.
7) Tenha autoridade:
Você precisa ter autoridade sobre o segmento escolhido para atuar, dominar o assunto e mostrar a verdade para seus seguidores.
Para facilitar essa caminhada é melhor falar sobre algo que você já gosta, abordando temas que desperte paixão em você, do contrário será um pesadelo ter que criar conteúdo sobre um assunto que você odeia.
8) Treinamento constantemente:
Quando for abordar um assunto ou produto desconhecido, treine quantas vezes for necessário antes.
Se familiarize com o tema para poder transmitir a mensagem que deseja a seus seguidores, se colocando sempre no lugar deles.
9) Ofereça qualidade:
Ofereça conteúdo, imagem, áudio e vídeo de qualidade, você deve saber o quão desagradável é assistir um vídeo com má qualidade e som ruim, muitas pessoas não toleram e fecham o vídeo imediatamente.
Tire fotos com excelente qualidade, capriche nas imagens que geram impacto, vídeos com edição impecável é o mínimo que seus seguidores merecem, lembre-se a todo momento que eles são seus clientes.
10) Tenha responsabilidade:
Seus seguidores te veem como uma autoridade, então esteja atenta a veracidade das informações que irá transmitir a eles.
Tenha muita responsabilidade com as informações e dicas que você dá, pois fake news e informações falsas podem prejudicar seus seguidores e consequentemente sua carreira.
11) Esteja antenado:
Além de entregar conteúdos de qualidade, também esteja antenado as novas novidades do mundo para seu nicho escolhido, antecipe-se para contar novidades aos seus seguidores, isso fará com que eles se mantenham mais conectados a você.
Como você já deve ter percebido não é só de postagens de fotos bonitas que um digital influencer vive, por de trás da câmera há bastante estudo e dedicação para manter aquela rede alimentada de conteúdos legais.
12) Se organize:
Você precisa aprender conciliar vida pessoal com vida profissional.
Então, precisa obrigatoriamente de uma agenda ou planner para administrar sua vida, pois é preciso também viver fora das câmeras e isso é um grande desafio para grande maioria.
Por isso, tenha uma organização impecável com datas, horários e planejamento de conteúdo que deve entregar.
13) Tire tempo para interagir com seguidores:
Busque interagir ao máximo com seu público, participe de lives, abra caixinhas de perguntas e respostas, peça opiniões, indicações, fale sobre suas experiências, conte algumas histórias de sua vida, crie e participe de desafios, transmita conteúdo de motivação e inspiração, pois isso gera conexão entre você e seus seguidores.
Lembre-se que não é apenas aumentar números de seguidores é preciso mantê-los conectados a você o tempo todo.
14) Tenha constância:
É preciso ter constância para garantir seu espaço no mundo dos digitais influencers.
Sim! Você até pode trabalhar de qualquer lugar do mundo e fazer no seu tempo, mas deverá ter em mente que precisa estar sempre produzindo conteúdo, pois de nada adianta realizar uma postagem uma vez ao mês.
15) Cuide do seu emocional:
Você precisa saber lidar muito bem com suas emoções, pois nessa carreira também há diversos problemas, então se preciso for busque ajuda de um profissional para cuidar e manter seu emocional fortalecido, como um psicólogo, coaching, assessora para cuidar de sua agenda e contratos, etc.
16) Você pode acelerar o processo:
Para se tornar um digital influencer você pode contar com a agências especializadas como a Job Mix, entre diversas outras voltadas exclusivamente para esse público, assim pode acelerar o processo de ter sucesso como um digital influencer.
17) Seja previnido:
Ao se tornar um digital influencer de relevância, contrate uma assessoria jurídica e contábil especializada, prevenindo assim seu futuro e evitando aborrecimentos.
Como um digital influencer, você estará muito exposto ao mundo e a muitas informações , então qualquer deslize de sua parte pode lhe custar sua reputação e também muito dinheiro, até mesmo com uma leitura errada de um contrato.
18) Parceria com outros digitais influencers:
Junte-se a outros influenciadores digitais, não os veja apenas como concorrentes, aprenda a trabalhar em parceria com eles, lembrando sempre daquela velha frase “a união faz a força”.
Organize-se para fazer lives juntos, viajarem juntos, participarem um do canal do outro, criando conteúdo para ambos, etc.
Quando digitais influencers se juntam para uma ação conjunta (collab), todos saem ganhando, aposte nesses eventos com frequência, essa troca de experiências é fantástica, essas amizades conquistadas podem ser para vida, o compartilhamento de seguidores enriquece ambos, etc.
19) Cuide dos algoritmos das redes sociais:
Esteja ligado as regras dos algoritmos das redes sociais, eles existem e mudam com frequência. Aprenda a utilizá-los a seu favor.
Cada rede social determina suas próprias regras e esses algoritmos são responsáveis por determinar quais páginas e conteúdo aparecerão primeiro para seu público.
Quando você se mantém atento a essas informações elas irão te ajudar a ranquear bem suas postagens, vídeos e filtrar o melhor conteúdo para determinado usuário da rede.
20) Tenha uma excelente MÍDIA KIT:
Elabore sua mídia kit, ela é imprescindível na vida dos digitais influencers.
Esse material tem a mesma funcionalidade de um currículo/portifólio.
Serve para apresentar seu perfil para as empresas, assim como o currículo serve para apresentar um profissional a qualquer outra empresa para assumir um cargo operacional ou administrativo.
Ter uma mídia Kit bem feita é o primeiro passo para fechar grandes parcerias e ter um relacionamento com as marcas.
Ele deve ser elaborado de forma inteligente e para isso existe profissionais e agências especializadas para criá-lo para você, pois tudo tem grande relevância nessa apresentação, desde as cores utilizadas no layout, formatos de letras e conteúdo apresentado.
Em sua mídia kit deve conter uma apresentação de seu perfil, em quais redes sociais você está presente, números de seguidores, sua taxa de engajamento/conversões, dados demográficos de sua audiência para empresa ter conhecimento de qual é o perfil de seu público, postagens e informações de relevância de campanhas que já tenha participado.
Além é claro, de informar sua tabelas de preços.
Sim, você precisa ter especificado o valor cobrado para cada serviço ofertado, exemplo: post patrocinado, stories, vídeos, presença vip, participação em eventos, takeover, etc., mas esteja aberta a negociações.
Bem, finalizamos esse post por aqui e desejamos muito sucesso em sua vida de digital influencer, com certeza se fizer o trabalho do jeito certo colherá muitos frutos dessa carreira e terá orgulho de todo caminho percorrido para chegar até lá.
Então, nunca se esqueça de ser você mesmo, se dedique e dê a real importância a essa profissão como qualquer outra, leve a sério e estude, busque sempre se aperfeiçoar para aumentar a demanda de suas parcerias e contratações.
Tenha paciência e força de vontade de estar sempre antenado ao seu público (seguidores e empresas) e jamais, nunca compre seguidores!!!
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