Como ser Youtuber?

Provavelmente você já conhece e acompanha alguns youtubers famosos na internet. Entre os mais influentes estão: Whindersson Nunes, Felipe Neto, Kéfera e Bianca Andrade (Boca Rosa). Mas afinal, é possível ganhar dinheiro com o Youtube?

Foto: Reprodução.

Sim, ser youtuber pode ser uma carreira que trás fama e lucro, porém, para atingir esse resultado é necessário se destacar entre os demais e ter muita dedicação. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ser Youtuber, confira:

Escolha seu Ramo de Atuação

Em primeiro lugar deve-se avaliar sobre quais nichos você gosta de falar. É importante estar confortável diante das câmeras, ter empolgação com o tema, portanto, nada melhor do que assuntos que você tenha interesse.

O Youtube trás essa enorme variedade de opções, tem espaço para opinião, culinária, beleza, moda, games, humor e outros. Escolha o que tem mais a ver com a sua personalidade e aposte nisso.

*Dica: mesmo que queira falar sobre tudo em seu canal, escolher um tema específico aumenta a chance de conquistar uma audiência fiel.

Estude seu Público

Após definir o seu tema, é necessário fazer um breve estudo sobre o público que você busca atingir com seu conteúdo. Primeiramente faça uma pesquisa pelos canais do mesmo ramo e veja o comportamento do consumidor, quais as críticas, elogios e o que dá visualização.

Esse tipo de pessoa que você deverá conquistar com seu canal, afinal, se ela se identifica com o tema, mais chances de continuar acompanhando seu trabalho.

Foto: Reprodução.

Faça um Planejamento

Não é necessário que faça um roteiro de todo o vídeo que irá produzir, mas selecione os pontos mais importantes. Planeje o início, meio e fim para que as informações não fiquem espalhadas e cumpram o objetivo de passar a mensagem principal no fim.

Crie uma Identidade, seja Criativo

Neste caso, estamos falando tanto da linguagem quanto dos elementos gráficos. Seja criativo na escolha do nome do canal, crie banners e um logotipo que chame atenção, isso trás profissionalismo.

A chamada do vídeo sempre é uma boa maneira de conquistar o público e se for bem executada pode até ser vinculada diretamente à sua imagem.

Por exemplo: “Oi Oi gente”, se você é fã da Kéfera ou já assistiu algum vídeo do canal 5incoMinutos, provavelmente já fez a ligação do bordão com o canal assim que leu a frase. Bianca Andrade também possui o seu famoso “Oi goxxxtosas” na entrada de seus vídeos.

Foto: Reprodução.

Invista em Qualidade

A qualidade dos seus vídeos é o que mais agrega ao seu canal. Invista em alguns equipamentos adequados, separamos uma pequena lista com os principais:

Câmera com filmagem em alta definição.
Microfone de qualidade para o áudio.
Tripé para evitar a desestabilização da imagem.
Boa iluminação, caso não tenha nenhum espaço disponível com luz natural (que é ótima para gravação), você deverá optar por algum equipamento de iluminação.
– Um bom editor de vídeo.

Além disso, opte por um conteúdo relevante e organizado, basta seguir as dicas acima.

Atualize o Conteúdo Frequentemente

Escolha os dias em que irá publicar seus vídeos e crie um compromisso consigo mesmo para essas atualizações frequentes. Seu público eventualmente passará em seu canal para conferir o conteúdo novo.

Foto: Reprodução.

Crie Interações e Engajamento

Conecte o Youtube com suas outras redes sociais, aproveite para divulgar o conteúdo e interagir com as pessoas em diferentes plataformas.

Não esqueça de deixar alguns gatilhos durante o vídeo como “se inscreva no canal”, “deixe sua opinião nos comentários”, “clique em gostei”, pois isso aumenta o engajamento do público.

Não ignore os comentários, sempre que possível dê uma atenção aos usuários, curta, comente e aceite as críticas construtivas.

*Dica: Evite os comentários negativos que não contribuem com o desenvolvimento do canal, não entre em confusões ou se abale por causa disso.

Otimize seus Cliques

Capriche nos títulos e nas capas (thumbnails), se for algo chamativo a chance do usuário que está navegando clicar no seu vídeo é muito maior.

Entretanto, lembre-se de estar de acordo com o seu conteúdo, pois não é legal ser enganado e com isso poderá perder público ou atrair comentários negativos.

Além disso, não esqueça de inserir as tag’s (palavras-chaves) e a descrição para aumentar o potencial de visibilidade e facilitar os buscadores.

Capriche no Cenário e e na Edição

O ambiente ideal para gravação deve ser calmo, sem interferências externas e com iluminação adequada. Decorar o local com objetos divertidos também é uma ótima opção para chamar atenção.

Se você não pode contar com um editor de vídeo profissional, busque aprender um pouco mais sobre edição, isso faz toda a diferença no produto final. Cortes, correção de luz, áudio e alguns efeitos especiais, são itens quase obrigatórios para um vídeo fazer sucesso.

Foto: Reprodução.

Estabeleça algumas Metas

Estabeleça alguns objetivos a serem cumpridos em determinado prazo a fim de aumentar seu compromisso com o canal.

Assim, você conseguirá acompanhar a evolução de seu trabalho e se manterá na ativa.

Divulgue Muito!

Esse é o ponto principal, divulgue seus vídeos em todas as redes sociais, seu público está espalhado por toda a internet, é preciso encontrá-los.

O compartilhamento pode trazer um grande público orgânico que é essencial para quem não deseja investir dinheiro em marketing.

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado em como ser Youtuber. Tem alguma dica que não está presente no post? Deixe-a nos comentários para que possamos interagir.

  • Compartilhar esta postagem

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Home