Como aumentar a AUTOESTIMA?

O que é autoestima?

Autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos, a capacidade de nos amar. Essa imagem pode ser positiva ou negativa e se constrói ao decorrer da vida. A avaliação física e mental reflete diretamente em nossas atitudes e no equilíbrio emocional.

Se engana quem acredita que ter autoestima é não poder falhar em alguns momentos, é absolutamente normal que você passe por alguns momentos tristes ou fracassos. Não é necessário se amar o tempo todo, apenas se aceitar e viver feliz sendo quem você é.

Ter um nível de autoestima baixo pode ser prejudicial para o desenvolvimento pessoal e profissional, isso porque a pessoa pode se sentir insegura, inferior, incapaz e ter dificuldade em dizer não. Mas como aumentar a autoestima?

Como aumentar a autoestima?

Para aumentar a autoestima é necessário trabalhar a autoconfiança, a autoaceitação, o autorrespeito e o autoconhecimento. Parece muita coisa, mas temos algumas dicas para te auxiliar neste processo.

1. Se conheça e foque nas suas qualidades e limitações: todos temos limites, reconheça os seus. Cobranças excessivas sobre si mesmo só causam danos a sua autoestima. Faça uma lista com todas as suas qualidades e transborde-as.

2. Aceite que as pessoas podem ser tóxicas: algumas pessoas podem fazer comentários negativos sobre outras e você não é culpado(a) pelas atitudes delas. Crie uma barreira de defesa e proteção emocional.

 3. Pratique o autoperdão: todos cometemos falhas, não fique remoendo erros do passado. Estamos constantemente em mudança, por isso se ame e respeite as atitudes que já foram tomadas.

4. Seja mais realista com suas expectativas: quando você tem expectativas muito altas a chance de se frustrar é maior. Sempre reflita se o que você espera está de acordo com as possibilidades.

5. Não se compare com os outros: é importante apreciar suas próprias conquistas. Não se iluda com fotos nas redes sociais, ninguém tem a vida perfeita, todos passamos por dificuldades diárias.

6. Foque na sua saúde mental e física: faça uma caminhada, exercícios físicos são ótimos e trazem diversos benefícios para o seu organismo. Invista em hábitos relaxantes como medição, terapia, controle de respiração e etc.

7. Se valorize: o ideal é se nutrir diariamente com coisas boas sobre si mesmo, pense nas dificuldades que já foram superadas, seja positivo e autoconfiante, além disso, aprenda a dizer não para situações que te deixe desconfortável.

8. Curta a sua própria companhia: tire um tempo do dia só para você,  se presenteie e reconheça as suas conquistas (mesmo as pequenas), defina as suas prioridades.

Importante lembrar que não estamos falando de ficar horas no espelho repetindo frases genéricas como “eu me amo, sou lindo(a), sou capaz de tudo”, essas palavras podem ajudar por algum momento, mas são sensações momentâneas.

Alimente sua autoestima todos os dias, isso só irá te ajudar em seu desenvolvimento pessoal e a se livrar de medos e inseguranças desnecessárias.

  • Compartilhar esta postagem

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Abrir Chat